FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Voltar à página principal Redes Sociais Facebook Funcab Twitter Funcab Youtube Funcab


O Projeto Tênis Popular é mais um dos programas da FUNCAB que visam à inclusão social. De forma extremamente simples, o Projeto Tênis Popular propõe:

* A massificação do tênis, através da democratização de oportunidades, prioritariamente para as camadas menos favorecidas de nossa sociedade;
* Auxiliar na integração e socialização, bem como minimizar possíveis riscos de desvios sociais, como consequência da ociosidade, visando à melhoria da autoestima;
* Estabelecer hábitos sadios;
* Fazer da prática do desporto um complemento do processo de educação transformadora e de promoção da cidadania e, a médio prazo, proporcionar a integração da comunidade, favorecendo o desenvolvimento local.

A idéia toma por base um conceito simples, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069, artigos 4o e 16): facilitar o acesso de crianças e jovens das camadas mais pobres da sociedade ao esporte, no sentido de colaborar para a transformação deste quadro, o que só será consolidado tendo como parceiros todos os segmentos sociais, unidos pela garantia dos direitos da criança e adolescentes.
Justifica-se, então, a organização do programa apresentado, valorizando os aspectos funcionais do Tênis, centrado na seleção de objetivos e conteúdos que contemplem o lúdico e o recreativo, criando situações de aprendizagem e aprofundamento dos conhecimentos, valorizando a evolução do jogo.

Metas Qualitativas:
* Possibilitar aos beneficiários de áreas de risco social o acesso ao Tênis de quadra;
* Criar oportunidade para os jovens e crianças de usufruírem do eixo da inclusão social.

Que eles, partindo do convívio com os princípios do esporte, obtenham valores importantes para sua formação;
* Dar oportunidade às crianças e adolescentes para que desenvolvam suas potencialidades, através de atividades lúdicas, de forma democrática e não-seletiva, visando ao seu aprimoramento como seres humanos.

Metas Quantitativas:
* Atender 192 crianças e adolescentes de áreas de risco social da cidade de Niterói, dividas em três núcleos;
* Formar turmas compostas de, no máximo, 16 (dezesseis) alunos, com atividades duas vezes por semana, em cada núcleo. Cada aula terá duração de uma hora. Os horários das aulas serão das 8h às 10h30, na parte da manhã (dois grupos), e das 14h às 16h30, na parte da tarde (dois grupos);
* Ofertar 01 kit lanche por dia, para cada beneficiário;
* Promover encontros pedagógicos mensais com a equipe de profissionais envolvida no projeto;
* Realizar com os beneficiários passeios recreativos durante o convênio;

Locais (núcleos) de execução do projeto:
* Itaquá Soccer - Itacoatiara - Niterói - RJ;
* Niterói Racket - Pendotiba - Niterói - RJ;
* Top Tênis - Icaraí - Niterói - RJ

< Voltar