FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Voltar à página principal Redes Sociais Facebook Funcab Twitter Funcab Youtube Funcab


A FUNCAB, através de convênios com o Ministério do Esporte, foi gestora do Programa Segundo Tempo, em Niterói e São Gonçalo (RJ), nos anos 2004 a 2011. Neste período, mais de seis mil crianças e adolescentes foram beneficiados com atividades esportivo-sociais em horários extraclasse.

Um levantamento preliminar das condições socioeconômicas das crianças e jovens das cidades de Niterói e São Gonçalo revelou, sem equívocos, que era preciso adotar medidas que fossem capazes de atender às necessidades daqueles segmentos da população. Os problemas que hoje enfrentam nossas crianças e jovens são muito diversificados, mas apresentam um forte elo entre eles, desde a fecundidade precoce, a desigualdade de resultados e de acesso às oportunidades, até a violência e a criminalidade.

Apesar dos avanços, no que diz respeito às condições educacionais para estas crianças, a FUNCAB entende que ainda há muito por fazer. Com a falta de escolas em horário integral, muitas destas crianças e jovens ficam a mercê dos problemas sociais, com oportunidades limitadas de movimentos de inclusão social. Neste contexto, a FUNCAB acredita que parcerias como a do Programa Segundo Tempo podem ajudar a estas crianças e jovens a mudarem suas realidades.

A experiência da FUNCAB como empreendedora de movimentos sociais mostra que ações como a do Programa Segundo Tempo podem contribuir para a reversão da situação de exclusão e risco social destas crianças e jovens, melhorando sua autoestima e integração com a família. Contribuir para a reversão da situação de risco social destas crianças e jovens é o objetivo principal da FUNCAB. Com esta mudança, teremos crianças e jovens com um olhar diferente do mundo ao seu redor, e que possam mudar suas realidades, as de suas famílias e de suas comunidades.

Apoio da Unesco

CONVÊNIO 075/2004

CONVÊNIO 237/2006

CONVÊNIO 722576/2009

< Voltar